A Câmara de Vereadores promoveu, na tarde de quinta-feira (20), uma palestra sobre o câncer de mama para os servidores da Casa. A ação faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, campanha nacional para conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A abertura foi feita pelo presidente da Câmara, o vereador Joilson Broedel, que destacou a importância dos cuidados para a preservação e detecção da doença. "O diagnóstico precose pode salvar vidas. Por isso é importante buscar os equipamentos de saúde para realizar a mamografia, que é oferecida pelo município", disse o presidente.
A enfermeira Iara Oliveira, responsável por ministrar a palestra, destacou todos os aspectos que envolve os cuidados de prevenção à doença e cuidados necessários relacionados à saúde da mulher.
"Toda mulher precisa conhecer o seu corpo e fazer o autoexame de mama em casa. Aqui, tratamos sobre os cuidados que devem ser mantidos em relação ao câncer de mama e o de útero, que tem sido um dos mais diagnosticados", explicou a profissional.
Além do conteúdo teórico oferecido durante a palestra, as servidoras com idade acima de 35 anos receberam encaminhamentos para realização da mamografia e direcionamento para marcação de preventivo.
No final da atividade, as servidoras participaram de um café da tarde e foram presenteadas com uma mini planta oferecida pela rede de Supermercado Casagrande, parceira da Casa de Leis de Viana na ação.
A ação também contou com a presença de outros vereadores da cidade.
Campanha Outubro Rosa
A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
(Fonte: Instituto Nacional de Câncer)
Data de Publicação: terça-feira, 25 de outubro de 2022