A Câmara Municipal de Viana concedeu, durante sessão realizada nesta quarta-feira (18), uma moção de aplauso em homenagem ao professor Warlen Carlos dos Santos por seu trabalho no acompanhamento de estudantes com deficiência auditiva e na promoção da inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do município.
A sessão ordinária, que contou com a presença dos vereadores da cidade, incluindo o idealizador da homenagem, Abel Mariano. Alunos da Escola Padre Antunes, que trabalham com libras, também participaram.
A Moção de Aplausos foi concedida a Warlen Carlos dos Santos em reconhecimento ao seu esforço em dar visibilidade aos surdos e garantir que eles tenham acesso à educação de qualidade. Durante a sessão, o vereador responsável pela iniciativa destacou a importância do trabalho de Warlen e como ele está contribuindo para a melhoria da caridade na cidade.
Warlen Carlos dos Santos, em seu discurso emocionado, enfatizou a necessidade de ampliar a acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva. "Temos surdos em Viana, surdos já antigos, a gente tentou esse ano, no setembro, pedir resgatar isso, fazer com que os nossos alunos surdos, com deficiência auditiva, conhecessem um pouco do que é a cultura surda também, e estamos colocando Viana, de alguma forma, no vídeo que nós fizemos, funcionando a cada instante, para que a cultura surda também chegue até nós, e nós possamos entrar na comunidade surda que nós temos no nosso estado", disse Warlen.
Ele ainda enfatizou a importância da colaboração de toda a comunidade na busca pela inclusão. "A informação são mais de 10 milhões de surdos em todo o país, então, a acessibilidade é um sonho, as crianças que estão aqui, é um prêmio, que na verdade não seria possível sozinho. É muito emocionante estar presente e saber que nós estamos, como o vereador bem disse, melhorando a caridade. Isso é muito bom, porque a sensibilidade é um direito que muitas das vezes não é dado nesses anos que nós vemos. Nosso país é um dos países que mais tem edificação, mas compreendendo ele ainda é muito custoso, ainda demora. E por isso, culturamente quero eu também vir aqui da mesma forma estar sentado aí e ver os meus alunos receberem uma atenção como essa", concluiu.
Data de Publicação: quarta-feira, 18 de outubro de 2023