Uma nova onda de calor chegou com tudo no Espírito Santo e a previsão é de altas temperaturas e sensação térmica de até 41° nos próximos dias. A combinação calor e sol pode se transformar em sérios problemas de saúde, caso alguns cuidados não sejam tomados.
Os cuidados com a pele, alimentação e hidratação são essenciais em qualquer época do ano. No entanto, durante as altas temperaturas é importante redobrar a atenção e tomar algumas precauções, devido ao excesso de calor e a maior exposição ao sol.
Hidratação
Durante o verão acontecem perdas através do calor. Para evitar a desidratação o ideal é ingerir líquidos durante todo o dia e não só quando tiver sede.
A orientação é aumentar a ingestão diária de líquidos, que pode ser feita com diversos produtos, inclusive frutas. Recomenda-se água natural, sucos de frutas, bebidas isotônicas, para repor os sais minerais e água de coco
Em casos de desidratação, recomenda-se o uso do soro caseiro, que é facilmente preparado com água filtrada, sal e açúcar. Ele deve ser oferecido em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.
Cuidados com a pele
Use filtro solar diariamente. Se for para praia ou piscina é necessária a reaplicação, devido ao longo período de exposição. Lembre-se: a maior parte da exposição ao sol ocorre durante atividades rotineiras do dia-a-dia, como a ida para o trabalho ou escola.
O uso de chapéu ou bonés também ajuda na prevenção. Sempre que possível fique na sombra. Evite exposição ao sol entre 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde. Esse é o período de maior radiação. Os bebês com menos de seis meses devem ser mantidos fora do contato direto com o sol, o máximo possível.
Cuidados com a alimentação
Uma alimentação balanceada é importante para manter o funcionamento adequado do organismo, e deve conter todos os nutrientes necessários: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e líquidos.
A boa alimentação deve começar pela escolha do local onde será ingerida a comida, caso você não coma em casa. Deve-se observar a higiene do local, dos utensílios, dos alimentos e do vendedor. A ingestão de frutas e vegetais de cores variadas ajudam na manutenção do organismo.
Recomenda-se também evitar longos períodos de jejum; faça de quatro a seis refeições por dia. É bom evitar também o consumo de produtos enlatados e industrializados.
Data de Publicação: segunda-feira, 18 de março de 2024