Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (24), a formatura da primeira turma do Curso de Patrulhamento Tático Motorizado de Viana. O curso capacitou agentes para atuarem como operadores táticos motorizados, elevando assim o nível de conhecimento e habilidade técnica dos profissionais envolvidos na segurança pública.
Um total de 28 alunos iniciaram o curso, que teve duração de 24 dias. Durante esse período, os participantes foram submetidos a cerca de 280 horas de instrução intensiva. Ao final, 16 agentes concluíram a formação.
"É um treinamento extenso e exaustivo. A turma começou com 27 alunos e apenas 16 chegaram ao final, haja vista que o treinamento é muito forte e exige demais das pessoas. Diversos órgãos de segurança do estado trabalharam para formar essa turma para a comunidade vianense. Agradeço ao prefeito por se preocupar com a segurança de nossa cidade", afirmou o presidente da Câmara de Viana, Joilson Broedel.
"É um curso que qualifica ainda mais a nossa Guarda para atuar na segurança de nossa cidade, além da integração com outras guardas. Para nós é muito orgulho promover este curso em Viana. Agradeço a Câmara, que é nossa parceira nesse projeto, aprovando o orçamento municipal para termos condições de promover este momento", disse o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.
A capacitação é formada por uma ampla gama de disciplinas, incluindo patrulhamento em áreas de alto risco, treinamento físico, sobrevivência, gerenciamento de crises, atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal, armamento e tiro, entre outras.
A abordagem multidisciplinar preparou os agentes de segurança para lidar com situações desafiadoras e de alto risco, estabelecendo diretrizes e práticas uniformes relacionadas à intervenção e incursão em ocorrências policiais, garantindo assim a aplicação adequada e proporcional da força.
"Hoje conseguimos realizar a formatura do primeiro curso de patrulhamento tático motorizado de Viana. Esse curso é de extrema importância para a qualificação dos guardas que participaram, para que eles auxiliem a população e mais qualidade na segurança da população", comentou o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.
"Esse curso foi de uma importância muito grande para nós. A integração com as polícias Militar, Penal, Rodoviária Federal e entre as guardas municipais nos faz crescer. Nosso aprendizado foi intelectual, físico e aprendemos que podemos chegar onde quisermos. Nosso limite foi testado a todo segundo e isso nos tornou mais fortes", disse o agente da Guarda Municipal de Viana Diego Almeida Bravo.
Data de Publicação: quarta-feira, 24 de abril de 2024