A Câmara Municipal de Viana recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante em transparência, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com um índice de 98,92% no atendimento aos critérios estabelecidos, a instituição foi uma das 162 avaliadas no estado, numa lista que inclui Defensoria Pública, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Espírito Santo.
A distinção, conferida após a participação no Programa Nacional da Transparência (PNTP), destaca o comprometimento da Câmara de Viana em promover a transparência em seus canais. Joilson Broedel, presidente da Câmara, enfatizou os esforços realizados nos últimos anos para elevar o nível de transparência da instituição.
"É muito gratificante termos este reconhecimento mais uma vez. Em 2023 fomos o único órgão do Espírito Santo neste nível e, neste ano, nosso índice foi ainda maior. Nós tínhamos um índice baixo de transparência nos anos anteriores. Em 2021 e 2022, reestruturamos o site da Câmara para dar acesso à população às informações que ela tem direito a saber", destacou Broedel.
Ele explicou que a Câmara possui uma comissão de transparência que desempenha um papel indispensável nesse processo, facilitando o diálogo com empresas prestadoras de serviços e garantindo o cumprimento das obrigações pelos servidores internos.
O presidente ainda falou sobre a rotina de reuniões periódicas com as secretarias responsáveis, onde foram estabelecidas metas e prazos para garantir a disponibilidade de informações cruciais no portal de transparência. "Dessa forma, demos cada vez mais a possibilidade de o cidadão ter conhecimento daquilo que o governo legislativo faz na cidade", ressaltou.
O resultado da avaliação foi divulgado nesta terça-feira (13). Joilson enfatizou a importância do selo Diamante como um indicativo de compromisso institucional.
"Alcançar um selo Diamante na questão de transparência mais uma vez é significativo. São os próprios órgãos de fiscalização que estão emitindo, não é a população e não somos nós mesmos. É o próprio órgão que estabelece as metas. Isso significa que conseguimos cumprir nosso papel", concluiu o presidente da Câmara de Viana.
Data de Publicação: quinta-feira, 14 de novembro de 2024